1 Jul 2010

Limão auxilia no emagrecimento

http://mariliaescobar.files.wordpress.com/2010/04/10243limao.jpg?w=300&h=225

A primeira característica do limão que, normalmente, vem à cabeça - além do azedume, é claro - é a riqueza em vitamina C. Quem é que nunca ouviu falar que limão é ótimo contra os resfriados? Para melhorar, as pessoas ainda acrescentam mel, o resultado é "tira e queda".
Mas tem gente que bebe o suco do limão purinho, pela manhã, em jejum. Coisa de doido? Que nada! O nutricionista, Arnaldo Pinheiro, diz que há estudos que comprovam que tomar o sumo do limão ao acordar, emagrece. Gostou, né? Aquela história de tomar limão puro durante dez dias é fato para quem deseja perder uns quilinhos. "No primeiro dia, a pessoa bebe o suco de um limão; no segundo, de dois limões, no terceiro, de três; até completar dez dias. Tem um médico que fala para tomar por 21 dias. Neste caso, depois do décimo dia, ela começa a diminuir os limões para nove, oito...", explica.
As grávidas também têm uma 'quedinha' por comer limão puro. E não é puramente um desejo que não pode ser atendido, porque senão o bebê vai nascer com cara de limão. O nutricionista explica que elas têm preferência por alimentos ácidos por alterações hormonais. Ela vai amar receitas que usam esta fruta. Se ela estiver com náuseas, dê um limão para ela cheirar que isso diminui as ânsias.
Ah, ficou triste porque queria ter coragem de beber limão puro, mas a acidez da fruta vai atingir em cheio seu estômago. Fique tranqüilo! Arnaldo explica que o limão, ao ser ingerido, é metabolizado, torna-se alcalino e aumenta seu PH. Isso quer dizer que, ao chegar no estômago, ele perde sua acidez.
A história de que ingerir limão demais deixa o sangue ralo também vai por água abaixo. "O limão purifica o sangue, tanto que ele faz o mesmo papel do AAS para quem é cardíaco. É um excelente diurético, é anti-febril, é usado também no tratamento da artrite e gota". Aproveite e tempere a salada com limão. Deixe fatias ao lado do prato pra temperar a carne, seja de peixe, frango, porco ou boi. O sabor fica especial.
  O limão auxilia quem está com problemas de cistite, cálculo renal e no tratamento de enxaqueca - isso porque ele é diurético, como falamos antes. "É só tomar uma limonada", diz Arnaldo. Se preferir, faça uma deliciosa limonada suíça ou um suco que misture outras frutas. Para tratamento estomatites e garganta inflamada, a indicação é fazer bochecho de limão com água, várias vezes ao dia.
Além de vitamina C, o limão possui cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, potássio, sódio e vitamina do complexo B.

CuriosidadesOutro uso do limão, além de tempero e contra doenças: como desodorante, por sua propriedade anti-bactericida. "Ele abaixa o ph do meio (axila) e não deixa as bactérias proliferarem". É pelo mesmo motivo que o limão pode ser usado como antiséptico bucal na falta do creme dental. Além disso, a cor e a suavidade da seda são mantidas, se o tecido for mergulhado numa mistura de 1 litro d'água com o suco de um limão, depois de lavado.
Para deixar metais como cobre e chumbo brilhando, é só usar o limão, que também retira o cheiro desagradável de peixe e cebola das mãos. Mas cuidado. Lave bem as mãos depois de usá-lo para não causar queimaduras ao se expor ao sol. "Na verdade, o que provoca as queimaduras, é o óleo da casca, que chega a ser inflamável".
O melhor de tudo é que estamos na safra do limão, que pode ser encontrado mais barato nos mercados e quitandas. Então, aproveite e coloque esta fruta na rotina de suas compras e incremente suas refeições diárias.