11 Oct 2011

FLOWLESS

Você sabe o que é um estado de flow? Provavelmente não conhece o nome, mas já deve ter entrado nele algumas vezes.
Sabe quando você começa a fazer uma atividade e sente-se tão envolvido nela que não percebe o passar do tempo ou outros sinais como fome e sede? Esse é o chamado estado de flow, em que as coisas fluem com a maior naturalidade possível.
Neurocientistas descobriram que esse estado é descrito pela maioria das pessoas como momentos de felicidade.
Faz sentido. Quando estamos em um estado de flow, não estamos pensando nas mazelas da vida, não estamos apegados a desejos e aversões. Estamos apenas focados no que estamos fazendo.
E aí está um dos grandes segredos da felicidade: estar focado, estar presente. É isso que a meditação tenta fazer, é isso o que os grandes mestres orientais ensinam. Aprenda a estar presente, a estar focado, sendo cada vez menos distraído e menos multitarefa.
Sua felicidade agradece.

CUIDADO COM ALIMENTOS QUE TEM APARêNCIA SAUDAVEL E QUE SAO NOCIVOS PARA A SAUDE!!!

A indústria da alimentação não dá ponto sem nó. Uma vez que percebeu uma crescente tendência das pessoas em se preocuparem com a própria saúde, o setor alimentício investiu pesado para ter produtos que – teoricamente – atenderiam a essas necessidades.
E aí começamos a ver alimentos vendidos como se fossem muito saudáveis, mas que não tem nada de inocente.
O exemplo mais clássico é o dos refrigerantes dietéticos. Vendidos como saudáveis por terem zero caloria ou zero açúcar, já foram apontados por nutricionistas como sendo até piores do que suas contrapartes originais. Isso porque os adoçantes utilizados para substituir o açúcar não são nada saudáveis para o nosso organismo.
Mas há disfarces mais traiçoeiros. Por exemplo, que nunca viu uma propaganda de cereal matinal, vendido como uma refeição saudável e nutritiva que forma a base de um feliz café da manhã familiar?
Pois esses cereais, na maioria das vezes, são feitos com bastante açúcar e farinha de trigo refinada, dois dos piores ingredientes para a nossa saúde.
Por mais que os humanos tentem fazer modificações, os alimentos mais saudáveis para nosso organismo são os mais naturais possíveis: frutas, verduras, grãos integrais, brotos, legumes, leguminosas.
O problema é que a indústria não consegue ter margens de lucros tão grandes com esses alimentos in natura, por isso não faz propaganda deles.
A regra é: desconfie de produtos que ficam “gritando” sobre o quanto são saudáveis e procure manter-se mais natural e integral possível. Seu corpo agradece.

Outubro rosa

Um mês inteiro dedicado ao combate ao câncer de mama.
Essa é a proposta do Outubro Rosa, um projeto que surgiu há mais de dez anos nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial.
Nesse mês, o EuMeSintoBem entra nessa luta para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. Todos os posts desse mês, terão uma imagem em referência a esse movimento.
Muitas cidades, em todo o mundo, participam iluminando seus monumentos e organizando eventos diversos.
Cidades participam do outubro rosa iluminando seus marcos
Você também pode participar.
Na verdade, é so com a sua participação que o programa pode ter seu propósito alcançado. Não importa se o seu poder de consicientizar é medido em milhões ou em unidades de pessoas.  Se você consiguir transmitir à uma única mulher, que ainda não tem a consciência  da importância da mamografia periódica e do diagnóstico precoce, já terá sido de grande ajuda.
Importante para todas as mulheres, é fundamental para as que tem mais de 40 anos. O exame da mama é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos.
Além do EuMeSintoBem, O Luna Ateliê de Saúde e Beleza participa da iniciativa e irá distribuir,no seu espaço, rosas para lembrar à todos a importância de participar.
Este post, em caráter especial, foi publicado com letras na cor da campanha. Uma maneira do EuMeSintoBem reforçar sua participação na campanha.

10 hábitos que envelhecem sua pele

Nos dias atuais é difícil encontrar alguém que não tenha, entre suas preocupações, a manutenção da boa aparência da pele.


Essa preocupação não se limita à beleza mas, também, avança nas questões de saúde.

Ter uma pele bem cuidada é, hoje, essencial, e fatores como linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade passam a incomodar as pessoas com o passar do tempo.

Veja, a seguir, 10 maus hábitos que favorecem o envelhecimento precoce. Procure manter distância deles para rejuvenescer.

1 - Cigarro: O cigarro diminui a oxigenação da pele. Quanto maior o consumo de cigarro, maior o desgaste. O resultado pode ser uma pele grossa, amarelada, sem viço e opaca por causa da nicotina. O cigarro também pode provocar flacidez, rugas ao redor dos lábios (por causa do ato de sugar) e ao redor dos olhos (pelo ato de fechar os olhos parcialmente para proteção contra a fumaça).

2 - Sol: O sol é um dos piores inimigos da pele e responsável por manchas e pelo envelhecimento precoce. Um dos piores hábitos para o prejuízo da pele é não usar protetor solar, o que pode causar o fotoenvelhecimento e as manchas, as sardas, a flacidez, a pele áspera e as rugas. O protetor nunca deve ser menor que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos (regiões da pele mais sensível) e deve ser de pelo meno 15 para o restante do corpo.

3 - Dormir mal: É durante o sono que nosso corpo produz hormônios “rejuvenescedores”, como a melatonina. Este hormônio funciona como um “calmante reparador” natural. A falta de sono provoca estresse e não permite que o organismo descanse. Como resultado você terá uma pele sem viço e pode desenvolver olheiras.

4 - Estresse: O estresse emocional libera corticoide e adrenalina, por exemplo, alterando os hormônios.Isso pode se refletir na pele, tornando-a mais oleosa e acneica. Além disso, o estresse também diminui as defesas naturais e predispõe a pele à doenças e infecções como herpes, alergias, erupção cutânea e psoríase.

5 - Poluição: A absorção pela pele de gases nocivos encontrados no ar poluído acabam por formar uma película de toxinas. Isso aumenta as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele. As células da pele são envelhecidas pelo processo natural de oxidação que acontece no organismo, e o excesso de poluição acelera esse processo. É preciso proteger a pele com protetor solar, hidratante e higienização para eliminar as impurezas do dia-a-dia.

6 - Sedentarismo: Esse é um hábito terrível não só para a sua pele, mas também para o corpo. A prática de atividades físicas melhora a circulação sanguínea da pele e, com isso, previne o envelhecimento. A prática regular de exercícios ajuda o o metabolismo do organismo e combate o estresse, melhorando o seu dia-a-dia. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.

7 - Não beber água:
A falta de ingestão de água é inimiga da pele e traz, como conseqüência, flacidez e a falta de viço. Caso você tenha dificuldade em tomar água, não deixe de considerar o consumo de outras fontes de líquido como frutas, leite, sucos café.

8 - Não usar hidratante: Hábitos de cuidados com a pele como a limpeza de pele e a hidratação devem ser incorporados a essa rotina. Há hidratantes especiais para cada tipo de pele. Identifique a qual grupo pertence a sua e hidrate-a com o produto apropriado. A falta de hidratação adequada traz como consequência o ressecamento e, depois disso, a formação de rugas precoces.

9 - Consumir açúcares e gordura: Quando consumimos muito açúcar, provocamos ligações cruzadas de colágeno com açúcar. O açúcar prejudica o colágeno, que é uma proteína que dá elasticidade e viscosidade à pele. Essa desestruturação do colágeno provoca a perda de elasticidade da pele. Daí para o aparecimento das rugas é um pulinho. Quando ingerimos os alimentos com alto índice glicêmico ou gordurosos, fazemos com que o organismo estoque gordura. A gordura estocada estimula a produção de radicais livres, que são substâncias inflamatórias. Traduzindo: vai gerar gordura localizada e celulite no seu corpo.

10 - Alimentar-se inadequadamente:
O correto é procurar ter uma alimentação equilibrada, ricas em antioxidantes, com vegetais, frutas, legumes, cereais e hortaliças. Alimentos antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres, os maiores ofensores da pele. Mantenha uma dieta equilibrada, controle o excesso de sal e massas na dieta e mantenha em alta o consumo de fibras.