5 Oct 2010

O colágeno é bom pra enrigecer!!!!

Com o passar dos anos nosso organismo começa a apresentar perdas naturalmente como a baixa de hormônios. O envelhecimento cutâneo é um processo degenerativo progressivo que também surge naturalmente e é resultante de um declínio fisiológico das funções do tecido cutâneo. “O declínio da qualidade do colágeno tem um papel primordial neste processo, resultando em sinais como a flacidez da pele, formação de rugas e prejuízo na renovação celular” é o que explica Dr. Carlos Henrique Portes Malatrasi, Farmacêutico Bioquímico da Basecol Mix, empresa alimentícia especializada em produzir alimentos à base de Colágeno Hidrolisado e que produz as balas Snella.

De forma natural, o colágeno é sintetizado e renovado continuamente por nosso organismo, no entanto, com o decorrer dos anos, sua síntese e renovação vão sofrendo um declínio progressivo, com evidente prejuízo corporal, físico e funcional. “A suplementação alimentar com Colágeno Hidrolisado é benéfico à saúde, pois é capaz de auxiliar no tratamento de alguns processos patológicos ou mesmo fisiológicos, como o próprio envelhecimento”, explica o especialista.

Segundo pesquisas, os aminoácidos mais característicos do colágeno são a hidroxiprolina, que juntamente com a glicina e a prolina formam a seqüência predominante da cadeia colagênica, sendo este um fator determinante que contribui para a função estrutural e de sustentação do colágeno no tecido conjuntivo. Para o bioquímico estes aminoácidos são essenciais para a manutenção da estrutura da pele, “estudos têm demonstrado efeitos positivos de suplementação do colágeno em processos de envelhecimento, cicatrização e até mesmo em tratamentos degenerativos”, conclui.

De acordo com pesquisa desenvolvida no Brasil pelo Medcin Instituto da Pele, a ingestão diária de 5g de colágeno hidrolisado constatou, na avaliação subjetiva e clínica, melhora na hidratação e flacidez da pele. Já na análise instrumental, foi identificada melhora de 5,5% na firmeza e 10% na elasticidade facial, além de melhora na hidratação cutânea.

Sem dúvida, os benefícios do colágeno hidrolisado no processo de envelhecimento cutâneo é notório. Esta importante proteína tem um grande potencial de prevenção e cuidado com a pele, sendo necessário apenas uma ingestão de dose mínima diária de 5g.

Principalmente para as mulheres que desejam retardar o envelhecimento cutâneo, a ingestão diária de suplementação de colágeno a partir dos 25 anos de idade se faz essencial.