14 Apr 2010

Fome sob Medida



Meu lema é: “Café-da-manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo“. Pode acreditar, essa frase tem toda a razão! Minha nutricionista Dra. Maria Clara diz que todos devem evita ros carboidratos e as gorduras no jantar, pelo simples fato que só de deixar de comê-los já ajuda a emagrecer. É fácil: só organizar o cardápio. Só não podemos pular essa refeição.
Não durma com fome
Dormir com o estômago vazio só vai prejudicar o sono, além de deixar o metabolismo comprometido. Prefira um alimento leve do que não comer nada, como por exemplo um iogurte, um copo de suco, sanduíche natural, frutas ou uma sopa de legumes.
Evite os carboidratos
Depois das 18h, evite doces, biscoitos, arroz, batata, pão e massas. São alimentos que possuem uma quantidade alta de calorias para serem consumidos à noite, já que neste horário o metabolismo do corpo diminui e o organismo passa a funcionar de forma mais lenta e consequentemente, a queima de energia é bem mais baixa. Escolha uma carne magra e uma porção de verduras e legumes.
Substitua os alimentos
Evitando os carboidratos à noite, substitua-os por outros alimentos que tenha nutrientes que seu corpo precisa. Experimente sopa de lentilhas, ervilhas, legumes e verduras. Se você prefere uma refeição quente, pode tomar um leite desnatado ou fatias de queijo branco.
Prefira os alimentos integrais
Algumas pessoas tem dificuldade de abolir o pãozinho à noite. Se for este o seu caso, prefira as versões integrais que tem maior quantidade de fibras e vai te dar uma sensação de saciedade e consequentemente, comerá menos.
Não coma porque tem que comer
Se você tiver pouca fome, principalmente durante o jantar, sente-se à mesa e controle a quantidade e principalmente a qualidade dos alimentos. Nunca como por comer!
Alimente-se a cada 3 horas
Compre frutas frescas, faça gelatinas e carregue na bolsa barrinha de cereais para se alimentar entre as refeições. Comendo corretamente e no intervalo de 3 em 3 horas, o seu corpo não reclamará de fome.
Nada de guloseimas
Evite os doces, biscoitos e tudo aquilo que possa levar sua reeducação alimentar pelo ralo. Resista! Nada de assistir a novela comendo besteiras! Quer mastigar algo? Pegue uma cenoura e corte-a em palitos e vá mastigando…

Alimentos que afinam a cintura e desincham


como afinar a cintura Conheça esses alimentos ‘mágicos’ e descubra quais te ajudarão a afinar sua cintura

Cereais, frutas e folhas frescas, suplementos e ervas secas

São importantes na recuperação do seu organismo (e das medidas da cintura) depois de um dia de exageros à mesa.

Arroz integral

Contém fitoquímicos (orizanol e fitoesteróis) que tem o poder reduzir a absorção da gordura pelo organismo. Também é rico em fibras, que fazem a faxina do intestino.

Farelo de aveia

Possuem substâncias que estimulam o organismo a absorver menos a gordura vinda dos alimentos. Suas fibras melhoram o trânsito intestinal, contribuindo para limpar o intestino, além de prolongar a sensação de saciedade.

Alface

Carrega substâncias como a clorofila que, combinadas a outras, contribuem para diminuir o excesso de líquido, o que faz desinchar.

Couve

Entre vários nutrientes importantes, tem alto teor de clorofila, substância que ajuda a limpar o organismo, especialmente o intestino. Esse nutriente ainda protege o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas.

Cenoura

A combinação de vitaminas desse legume estimula o metabolismo que costuma ficar mais lento depois de um processo de digestão difícil. Ainda carrega dois minerais, silício e potássio, que trabalham juntos na eliminação do excesso de líquido no organismo.

Abacaxi

A enzima bromelina presente na fruta facilita a digestão dos alimentos ricos em proteína (carne, peixe, frango). E suas fibras aumentam a saciedade.

Melancia

Carregada de fibras e água, desincha e limpa o organismo. Para oferecer um efeito diurético ainda mais eficiente, você pode bater a fruta com as sementes e coar o suco.

Kiwi

Rico em clorofila (e por isso que, mesmo madura, a fruta tem cor verde), limpa o organismo. Os minerais que ele carrega (cálcio, magnésio, potássio) diminuem o inchaço e as fibras estimulam o intestino.

Mel

Rico em frutose, equilibra o pH do sangue e os níveis de açúcar. E, como diminui o desejo de doce, no dia da dieta ajuda você a esquecer o pavê de chocolate que sobrou da festa.

Cavalinha e hibisco

Facilitam a digestão, desincham e têm efeito levemente laxante, especialmente o hibisco. A cavalinha ainda repõe potássio e silício, minerais importantes para a recuperação do organismo que trabalha em dobro quando você come mais do que o normal.

Camomila e melissa

Contêm substâncias (o flavonoide apigenina, na camomila, e óleos essenciais, na melissa) com efeito relaxante, proporcionando uma boa noite de sono.

Levedo de cerveja

Rico em vitaminas do complexo B e minerais (cálcio, cobre, cromo, magnésio, potássio, selênio, silício e zinco), diminui a absorção do açúcar. Além disso, facilita a recuperação do fígado, que fica especialmente sobrecarregado nos dias de comilança.
Exercícios para afinar sua cintura:
como afinar a cintura - abdominais
Deitada de costas, joelhos flexionados, um dos pés apoiados no chão e o outro sobre o joelho da outra perna. Flexione o tronco girando em direção ao joelho da perna suspensa. Volte à posição inicial.
Faça 15 repetições. Em seguida, troque a posição das pernas e faça mais 15 movimentos.