17 Jan 2010

Musculação sempre!



Durante um bom tempo, levantar peso era visto com desconfiança por profissionais da saúde. Mas isso mudou. Já se sabe que a musculação, por si, causa benefícios que, na somatória, aumentam a longevidade. Seus ótimos efeitos sobre o esqueleto foram dos primeiros a ser reconhecidos pela ciência. Agora, impressiona a quantidade de trabalhos relacionando esse tipo de atividade física à maior capacidade do organismo de debelar males graves, como tumores.

Uma investigação realizada pelo renomado Instituto Karolinska, na Suécia, em conjunto com a Universidade de Granada, na Espanha, merece destaque. Primeiro porque foi feita com quase 9 mil voluntários, uma quantidade de gente que não deixa muita margem a dúvida nos resultados. E eles apontam que os indivíduos mais musculosos, confrontados com aqueles que eram flácidos, apresentaram uma incidência de doenças graves menor ao longo de nada menos que 19 anos. Aliás, na turma mais fracote houve uma taxa 50% mais alta de mortes em comparação com o grupo dos fortinhos.

“A pesquisa reforça ainda mais as evidências que ligam a força muscular à prevenção de problemas crônicos”, relata Jonatan Ruiz, principal autor do estudo. É o caso do câncer — sim, ele já pode ser incluído nessa categoria de males que, se não têm cura, podem ser tratados e controlados por muitos e muitos anos. O levantamento feito por suecos e espanhóis constatou que pessoas com músculos tonificados resistem mais aos tumores.

É possível que isso tenha a ver, entre outras coisas, com o poder desse tipo de exercício contra substâncias oxidantes, que danificam o DNA e, conseqüentemente, contribuem para o aparecimento de células anormais, isto é, malignas. O interessante é que os benefícios não foram observados apenas em quem era magro e fazia musculação. Embora a gordura corporal contribua para reações inflamatórias que aumentam o risco de um câncer, homens obesos que se submetiam a treinos com pesos também pareceram menos sujeitos ao câncer. “Ou seja, a musculação, apesar de não queimar tantas calorias quanto a atividade aeróbica, ajuda essa parcela da população a reduzir a ameaça de um tumor”, resume o oncologista Marcelo Aisen, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), em São Paulo.


A hipertrofia — conquistada em séries com poucas repetições, mas muita carga — aumenta o tamanho das fibras musculares, gerando mais potência ou força

Outro estudo, este da Associação Americana de Fisioterapia, mostra que a musculação ajuda a prevenir e a combater o diabete do tipo 2, doença que se caracteriza pela resistência à insulina. Por causa dela, o açúcar fica dando sopa na circulação, já que não consegue entrar nas células sem o empurrão desse hormônio. Os fisioterapeutas americanos notaram que quem não só praticava um esporte aeróbico como também levantava pesos de vez em quando tinha um melhor controle da glicose do que os que se limitavam a correr, por exemplo.

“O exercício faz com que estruturas de dentro da célula captem essa fonte de energia sem precisar da insulina”, afirma Angelina Zanesco, fisiologista da Universidade Estadual Paulista, a Unesp, em Rio Claro. Quanto mais músculo, maior a captação.

Quer outro bom motivo para não deixar os músculos enfraquecidos? Eles contribuem para a saúde do peito. Não vamos menosprezar a importância das atividades aeróbicas na melhora da circulação sangüínea, fazendo o coração bater forte. “No entanto, a massa muscular melhora o desempenho físico, o que indiretamente ajuda a aprimorar o sistema cardiorrespiratório”, argumenta o fisiologista Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), no Rio de Janeiro. Em outras palavras, você consegue correr ou dar suas braçadas embaixo d’água por um tempo maior e aí o coração sai ganhando.

Sem contar que, quanto mais músculos, maior é o gasto energético até mesmo em repouso. “Esse consumo pós-treino facilita o controle do peso”, diz Lucas da Nóbrega. E, com a massa magra adequada — e a nossa musculatura, ao lado dos ossos, forma a tal massa magra —, os riscos de males cardíacos caem consideravelmente.

Atenção: tudo isso não significa que você tem que botar pilha no treino. Ao contrário, os estudiosos aconselham conquistar o corpo forte sem passar dos limites (veja o quadro ao lado). Segundo a American College of Sports Medicine, uma instituição de prestígio internacional, a recomendação é manter a freqüência mínima de dois dias de musculação por semana. Nos demais, faça esteira ou outro exercício aeróbico de sua preferência. O importante é buscar orientação de um profissional especializado. Ele vai montar um programa de treinos personalizado, visando o seu objetivo.

A evolução deve ocorrer sem pressa. “No início, é melhor realizar séries com mais repetições e menos carga”, ensina Florentino Assenço, educador físico da Universidade Federal do Maranhão, a UFMA, em São Luís. Assim, evita-se uma indesejada sobrecarga nos músculos e nos ossos e desenvolve-se resistência de modo adequado. A massa magra vai crescer e aparecer, mas não ficará turbinada, inflada. Ou seja, sua primeira meta deve ser adquirir tônus muscular, que deixa o corpo preparado para o que der e vier. À medida que for ganhando condicionamento, poderá partir para os exercícios de hipertrofia, aqueles com menos repetições e cargas mais pesadas, que aumentam a força pra valer. Aí, sim, bíceps, tríceps e peitorais vão dar na vista — mas nunca exagere! Faça apenas o seu corpo ficar bem definido. Isso é capaz de retardar a decadência física, o obstáculo a ser vencido por quem busca viver mais e melhor.

Já levantar cargas mais leves, porém com mais repetições, desenvolve a resistência muscular, isto é, a capacidade de manter a força por mais tempo.

40 dicas para aniquilar a barriga!

1. Erva Liberada



Extraída de uma planta brasileira, a PholiaMagra acelera o metabolismo, promove a drenagem do excesso de líquido do corpo e reduz o apetite. Encontrada em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais, está disponível na forma de cápsulas e de goma, que se parece com uma bala.



2. Pisada de bola

Não pise: sente-se na bola. A fit ball, aquela das aulas de pilates, pode substituir a cadeira no escritório. Para manter o equilíbrio, você colocará o core — área que inclui os músculos do abdômen, da lombar e dos quadris — para trabalhar.



3. De flor em flor

O chá de hibisco regulariza o intestino, combate a retenção de líquidos, reduz a absorção de gordura e melhora a digestão. Compre a flor desidratada em lojas de produtos naturais ou o chá pronto em supermercados. Tome até 4 xícaras por dia.



4. Caminho das Índias

A kapalabhati, técnica de respiração iogue, melhora a circulação, tonifica os músculos abdominais e relaxa. Sente-se com as costas eretas e respire profundamente três vezes, inflando o abdômen. Em seguida, inspire e expire rapidamente pelo nariz, como se levasse soquinhos na parte alta do abdômen. Faça três séries de 20 repetições, relaxando por alguns segundos entre elas, e aumente devagar



5. Pretinho básico

Pesquisadores da Universidade de Chung Hsing, em Taiwan, divulgaram a notícia dos sonhos: chocolate, especialmente o amargo, emagrece. Agradeça aos ácidos fenólicos, que agem sobre o hormônio da saciedade e queimam calorias. Coma 30 g por dia.



6. Massagem no ego

A drenagem linfática combate a retenção de líquido, diminuindo a barriga e aumentando os elogios. Já na primeira sessão é possível observar uma melhora no inchaço e na circulação. Mas, para que os resultados efetivos apareçam, recomendam-se dez sessões. Agende uma ou duas por semana.



7. Pimenta nos olhos

A pimenta-preta estimula a liberação de ácido no estômago, o que irrita e incha a barriga. Mas, se você gosta do sabor picante (e não tem problema estomacal), consuma malagueta, dedode- moça, caiena, habanero e jalapeño. A capsaicina presente no fruto da pimenteira faz com que o organismo trabalhe duro para digeri-la, gastando calorias e se abastecendo dos depósitos gordurosos.



8. Trilogia do leite

Cientistas da Universidade do Tennessee, nos EUA, demonstraram que o cálcio combate o acúmulo de gordura e diminui a resistência à insulina, facilitando a queima da banha. Consuma três porções diárias, como um pote de iogurte no café da manhã, um sanduíche com uma fatia de queijo branco no lanche da tarde e um copo de leite na ceia.



9. Resultado original

Na jornada pela barriga seca, a maçã não é o fruto proibido. Seu alto teor de pectina acelera o trânsito intestinal, evitando os gases. Ela também previne a retenção de líquidos, por sua ação diurética. Coma uma por dia, com casca.



10. Na ponta dos dedos

Aplicados diariamente, os cremes auxiliam na guerra à gordura localizada. Empresas criam, batizam e registram seus princípios ativos, mas alguns ingredientes compõem diversas marcas:



Carnitina: Acelera a quebra de gordura.

Xantoxilina: Age sobre o metabolismo da gordura nas células, combatendo o estoque e facilitando a quebra e a eliminação.

Arnica: Melhora a vascularização.

Cafeína: Acelera o metabolismo.

Vitamina E:Tem ação anti-inflamatória e vasodilatadora, melhorando a circulação da linfa e, logo, diminuindo o inchaço.
11. Vestida para arrasar


Com as gorduras. Um estudo realizado na Universidade de Wisconsin, nos EUA, não deixou dúvidas: quem se veste de maneira confortável gasta mais calorias no dia a dia. Troque o salto pela rasteira e o jeans skinny pelo boyfriend.



12. Vitamnina AH!

Quando falta vitamina A no organismo, o umbigo salta. Isso porque o nutriente, presente em vegetais alaranjados, regula os genes que atuam na formação das células de gordura. A recomendação diária para mulheres é de 700 mcg, contida em uma manga.



13. Inspire, expire...

...fundo e pausadamente, sentindo o abdômen sair e entrar, sem estufar o peito. Além de ativar a musculatura da região, deixando-a tonificada, a técnica combate a ansiedade. Uma equipe da Universidade Wake Forest, nos EUA, descobriu que o stress aumenta o tamanho das células de gordura e leva o organismo a acumular banha lá mesmo: ao redor da sua cintura.



14. Código de conduta

Em vez de ficar estressada dentro do carro, use o tempo ocioso para malhar o abdômen. Quem ensina é Victor Matsudo, coordenador do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (SP): “Erga a perna esquerda levemente, só até tirar o pé do chão, e segure por alguns segundos. Depois, faça o mesmo com a direita. Repita com as duas juntas”.



15. Efeito estufa

Infusões de hortelã, menta e camomila aceleram a digestão e combatem a flatulência. Prefi ra a erva in natura, embora os chás vendidos em saquinhos também proporcionem esse efeito. O ideal é que a bebida não seja adoçada.



16. Com vocês, o arroz preto

Coloque duas ou três colheres desse grão no seu prato, todos os dias. Uma pesquisa do Instituto de Agricultura de Campinas revelou que essa variedade conta com 30% mais fibras do que a versão integral.



17. Água aromatizada

Receita para hidratar e acalmar o sistema digestivo:



• 2 litros de água

• 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado

• 1 pepino médio sem casca e cortado em fatias finas

• 1 limão médio cortado em fatias bem finas

• 12 folhas de hortelã



Misture os ingredientes em uma jarra e deixe descansar por 2 horas.



18. Pureza virgem

O óleo extraído da azeitona reduz a velocidade da digestão, mantendo a saciedade por mais tempo, além de equilibrar hormônios que combatem o volume sob o umbigo. Um estudo do periódico British Journal of Nutrition apontou a quantidade ideal: 2 colheres (sopa) por dia. Despeje o tipo extravirgem no prato já pronto.



19. Barriga saliente é uma trizteza

E tristeza dá barriga. Componentes inflamatórios produzidos pelo organismo de pessoas deprimidas facilitam o acúmulo de gordura visceral. Além disso, a depressão eleva os níveis de cortisol no sangue, aumentando as taxas de glicose e a gordura estocada. Exercícios leves, acupuntura e meditação levantam o astral.



20. Gordura aliada

Segundo um estudo do Hospital Universitário Rainha Sofia, na Espanha, o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos monoinsaturados (nozes, amendoim, óleo de canola, abacate) estimula a produção de adiponectina, substância capaz de murchar a barriga.

21. Fora da ordem


Na academia, varie os exercícios, a sequência e as cargas. “Para se desenvolver, os músculos precisam de diferentes níveis de exigência”, afirma Júlio Cerca Serrão, coordenador do Laboratório de Biomecânica da Faculdade de Educação Física da USP. O ideal é repaginar o treino a cada quatro semanas.



22. Peito para fora

Manter a postura ereta ajuda a deixar o abdômen chapado e com boa circulação, o que leva à queima da gordura localizada. Além dos exercícios abdominais, aposte no alongamento, que corrige o desvio muscular provocado por movimentos incorretos.



23. Peixe dentro d'água

“A natação é uma ótima escolha para combater a barriga”, diz a personal trainer Melissa Paladino Camphell, de São Paulo. Seus movimentos trabalham o core e a resistência da água tonifica os músculos. O estilo costas é um dos melhores para esse fi m, já que o corpo fica estável na superfície. No craw, a rotação dos quadris trabalha os oblíquos. Para ver mais resultado, contraia o abdômen e nade com vigor.



24. Cascagrossas

Um estudo da Universidade Harokopio, na Grécia, apontou que quem ingere cereais integrais tem os níveis de adiponectina, substância envolvida na diminuição das células gordas, mais equilibrados. Para obter esse efeito, coma três porções diárias. De manhã, consuma 2 colheres (sopa) de granola ou aveia. No almoço, coloque a mesma quantidade de arroz integral no prato e à noite faça um sanduíche com uma fatia de pão de centeio.



25. Micro-organismos, Macrorresultados

Um estudo do periódico Alimentary Pharmacology and Therapeutics revelou que o desequilíbrio entre as bactérias que habitam o nosso intestino faz com que o funcionamento do órgão fique mais lento — por tabela, a barriga incha. Para colocar ordem no pedaço, entram em cena os probióticos. Um potinho de iogurte enriquecido com probióticos por dia já é o suficiente.



26. Questão de fibra

“A fibra favorece o aumento da secreção de colecistoquinina, hormônio que promove a saciedade”, diz Zuleika Halpern, endocrinologista, de São Paulo. Além disso, combate a constipação, que incha a barriga. Consuma os dois tipos — solúveis e insolúveis —, presentes nos cereais matinais. Mas não exagere. “Mais de 20 g diários provoca gases, diarreia e inchaço”, diz Tamara Mazaracki, nutróloga, do Rio de Janeiro.



27. Barriga cheia

Encha a cara — e a barriga — de água e suco. Os líquidos, além de favorecerem o funcionamento do intestino, combatem a retenção hídrica. Os especialistas recomendam entre 1 e 2 litros, o que significa de quatro a oito copos por dia. Mas uma boa maneira de se balizar é respeitar a sua sede e fi car de olho no xixi. Se ele estiver clarinho, bom sinal.



28. Pança frita

Além de serem ricas, ou melhor, milionárias em calorias, as frituras são digeridas lentamente, fazendo com que a barriga fique inchada. Frite o ovo na água: coloque meio dedo do líquido na frigideira e, quando ele ferver, jogue o ovo no centro e espere cozinhar.



29. Dieta do Natal

Cinco amêndoas por dia equilibram o nível de açúcar no sangue e ativam o metabolismo, segundo uma pesquisa do periódico International Journal of Obesity. Três unidades de nozes, castanhas e avelãs também servem.



30. Ladeira abaixo

Praticar mountain bike endurece o core e queima calorias, graças ao equilíbrio necessário para andar de bicicleta em terrenos acidentados. Benefício parecido é obtido quando você pedala de pé na aula de spinning.
31. Mãos à horta


Adicionar às suas receitas alecrim, salsa, manjericão, orégano e coentro, entre outros temperos, oferece duplo benefício na batalha contra os quilos extras. Além de dar sabor aos pratos light, eles têm ação diurética e digestiva, evitando os gases.



32. Na Praia e em Casa

Coloque água-de-coco na lista de compras. Ela é pouco calórica, tem ação diurética, combate a fome e evita a constipação. Se optar pela versão em caixinha, prefi ra uma marca sem aditivos químicos.



33. Dica quente

Verduras e legumes crus são saudáveis, mas dilatam o estômago. Reduza o efeito ingerindo os alimentos cozidos.



34. Bituca no lixo

Como se você precisasse de mais um motivo para apagar o cigarro: pesquisadores britânicos da Universidade de Cambridge advertem que quem fuma acumula mais gordura na barriga.



35. Chá antipança

“Os chás verde e branco têm catequinas, que auxiliam na redução da gordura abdominal”, afirma a nutricionista Livia Hasegawa, de São Paulo. Além disso, a combinação com os polifenóis também presentes nas bebidas ativa o metabolismo, desincha, reduz o açúcar no sangue e favorece o funcionamento do intestino. Consuma de 3 a 5 xícaras por dia.



36. Aroma (gra) terapia

O cheiro do grapefruit estimula o sistema linfático, combatendo o inchaço e reduzindo o apetite. Já o de hortelã dá pique, enquanto o de camomila reduz a ansiedade. As essências podem ser pingadas em aromatizadores ou acrescentadas na formulação de cremes.



37. A hora e a vez do glucomanan

Guarde esse nome. Trata-se de uma fibra natural que, no intestino, absorve água e forma um gel que retarda o processo de digestão, aumentando a saciedade. Vendida em farmácias homeopáticas, deve ser prescrita por um médico ou nutricionista.



38. Regime molhado

Abuse dos alimentos ricos em água, como pera, melancia e pepino. Eles diminuem a concentração de insulina, hormônio que ativa o estoque de gordura.



39. Bons sonhos

A falta de sono acaba com a disposição para malhar, provoca queda nos níveis de leptina, hormônio da saciedade, e eleva os da grelina, hormônio que aumenta o apetite. Para contar carneirinhos, tome 1 xícara de chá de melissa ou de camomila à noite. As ervas não só nos induzem ao sono como aliviam os desconfortos gastrointestinais, que atrapalham as horas sob os lençóis. Fazer sexo também ajuda a relaxar.



40. A favor da maré

Dentro de um barco ou no aparelho de musculação que leva o nome de remada, os movimentos característicos do remo deixam os músculos da região central do corpo fortes e torneados.

Da-lhe Claudinha!



Altura: 1,67 m

Peso: 59 kg
Busto: 92 cm
Cintura: 68 cm
Quadris: 91 cm

No ano passado ela apareceu em perfeita forma apenas um mês depois do nascimento do filho. Arrasou de tão linda, mas criou polêmica e curiosidade: foi plástica? Dádiva genética? Ou puro esforço? Neste ano, o corpo mais sequinho, com zero de gordura, e os músculos ainda mais definidos não deixam dúvidas do poder da musculação. Aqui, a lição de disciplina da cantora para todas nós – das mamães de primeira viagem às malhadoras de carteirinha!

A menos de um mês do Carnaval, Claudinha não para um segundo. Nos últimos meses, se apresentou em shows todo fim de semana – sexta, sábado e domingo. Para cumprir tanto compromisso, só com pique de atleta. E isso ela tem! “É muito chato subir no trio elétrico e não conseguir dar o meu melhor. Então, embora não ame malhar, preciso de preparo para cantar, dançar e pular por cinco, seis horas seguidas”, diz a cantora.

Assim como muitas de nós, Claudia, 29 anos, é do tipo que sempre torceu o nariz para a musculação. Mas aprendeu a gostar do exercício – ou melhor, do resultado que ele proporciona. “Minha personal trainer já sabe, faço tudo resmungando. Mas, quando eu acabo a série, vem aquela sensação de dever cumprido, um bem-estar danado. Sem falar que, modéstia à parte, meu índice de gordura despencou e meus músculos estão definidos como nunca”, fala, dando risada. E emenda: “As pessoas acham que por ser famosa, tudo é fácil. Mas não tem essa, não! Se quero estar bem condicionada e com o corpo bonito, sou eu que tenho que arregaçar as mangas, fazer o esforço e suar a camiseta”, diz.

Claudia se refere às críticas que recebeu logo após o nascimento de Davi, hoje prestes a completar 1 ano. Na época, a cantora tinha cerca de um mês para voltar à forma e se apresentar no Carnaval. Muito se especulou se ela havia feito cirurgia plástica para exibir a barriga chapada em tão pouco tempo. Também foi alvo de críticas por voltar à malhação em menos de duas semanas do pós-parto. “Claudia é um caso à parte: engordou apenas 11 quilos, tem ótima estrutura física e muscular e já praticava atividade física de alta intensidade. Com uma semana, liberei caminhada e exercícios de braços”, lembra Luiz Machado, ginecologista e obstetra dela. “Três semanas após dar à luz, partimos para a musculação leve com abdominais isométricos, que não demandam a flexão do tronco e, assim, preservam melhor a área dos pontos da cesárea”, diz a personal trainer Carlla Sicupira.

Foi só depois do Carnaval que ela começou a fazer o treino pesado que pratica até hoje. E parece que foi picada pelo bichinho da malhação: quer voltar a correr na areia e planeja experimentar aulas de boxe. Com toda essa energia, alguém duvida de que Claudia Leitte não dê conta?

Assim que Davi nasceu, Claudia seguiu à risca um cardápio supersaudável criado pela nutricionista Lêda Teixeira, de Salvador. O objetivo? Nutrir da melhor maneira possível mãe e filho na fase do aleitamento (e, de quebra, detonar em menos de um mês os 6 quilos que sobraram). Além de beber muita água, ela priorizou frutas, legumes e folhas frescas. Também trocou carboidrato refinado pelo integral, rico em fibras e ideal para quem sofre com o intestino preso como a cantora, e apostou na proteína magra, como a do peixe e a do frango. Hoje, quase um ano depois do nascimento do bebê, o cardápio mudou pouco. “Com o treino de hipertrofia para ganhar massa muscular, o consumo de calorias não pode ser baixo – deve ter em média 1800 por dia e contar com uma boa quantidade de proteínas para formar os músculos”, explica Lêda. Os suplementos ricos em proteína, como shakes e barrinhas proteicas, entram na rotina quando a cantora não consegue fazer uma refeição com alimentos naturais – o que não é raro já que Claudia viaja muito. Mesmo com toda a correria, a força de vontade vem sempre na frente: afinal, ela sabe que precisa comer de três em três horas, leva marmita no avião e só escorrega na dieta quando visita a avó, cozinheira de mão cheia. Aí se delicia com quiabada ou bolinho de estudante (quem tem a disciplina dela pode). Abaixo, o exemplo do cardápio de um dia de Claudia Leitte.

Cardápio

Café da manhhã

• ½ papaia ou 1 banana pequena com 1 col. (sopa) de aveia em flocos

• 1 fatia de pão integral com 1 ovo caipira mexido

• 1 suco de frutas com hortaliças (maçã com couve ou laranja com salsa)



Lanche da manhã

• 1 maçã, pera ou ameixa

• 1 pote de iogurte

• 2 castanhas-do-pará ou 1 porção de mix de frutas secas



Almoço

• 1 prato de salada colorida (alface, rúcula, tomate, cenoura, beterraba e vagem)

• 1 porção média de filé mignon grelhado

• 3 col. (sopa) de purê de mandioca (aipim) ou de mandioquinha ou de arroz integral

• 1 col. (de servir) de lentilha, feijão-andu (ou outro da sua região) ou grão-de-bico



Lanche da tarde

• 1 copo grande de vitamina de abacate batida com leite desnatado e adoçante



Jantar

• 1 prato de legumes no vapor (brócolis, couve-flor, berinjela)

• 1 filé médio de peixe assado

• 3 col. (sopa) de arroz integral



Ceia

• 1 pote de iogurte