14 May 2011

Soja preta

http://4.bp.blogspot.com/-5vyCwNpzWRk/Tcw7W0yYs-I/AAAAAAAABqE/fal9UUMPDiw/s1600/soja+preta.jpg





Em farinha ou grão, além de ajudar a emagrecer, esta variedade de soja é uma grande aliada da saúde

A soja ficou bastante conhecida por ser um alimento rico em nutrientes, proteína vegetal, fibras, minerais e vitaminas. Dentre as variedades, esta versão escura tem sido requisitada por conter uma maior quantidade de antiocianina, uma substância antioxidante capaz de combater os radicais livres e de prevenir doenças cardiovasculares. Isso porque evita a formação de coágulos que comprometem a circulação sanguínea que podem causar um AVC (Acidente vascular cerebral).

“Algumas pesquisas apontam que o grão pode auxiliar na prevenção de diabete”, afirma a nutricionista Audrey Abe, colaboradora da Natural em Casa. Além disso, a soja preta tem isoflavonas, que reduzem os sintomas da TPM. E o alto teor de cálcio ainda ajuda a prevenir a osteoporose. “Um estudo realizado no Japão com snacks feitos à base de soja preta mostrou que ela foi eficaz na redução da perda de volume ósseo”, explica a nutricionista.

A soja preta também é uma ótima opção para quem quer emagrecer, pois o alto teor de fibras ajuda a manter a saciedade por mais tempo. E ideal para os adeptos da alimentação vegetariana, por conta do seu alto teor de proteína, substituindo o consumo de carne, frango e peixe.

Ela tem o sabor parecido com o da soja amarela e pode ser utilizada no preparo de caldos, sopas e saladas. Quando cozida, ela combina com o arroz branco ou integral. A sua farinha pode ser usada em receitas de bolos e pães ou, simplesmente, misturada em sucos, vitaminas e iogurtes. “O ideal é consumir de 2 a 4 colheres (sopa) diariamente”, aconselha a nutricionista.