12 May 2011

Pimentas

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2AXK133S0A1L-g90RQrOW_HVYFD6Kvkf9VK7dachaHUCIjiO0jOtBcuHpMBTJ42P7xS5QXttg3jFEA5-SY_FwXLRFQ1CF1e9UEM1PjhlXkA8ovNo5xB4hH6_6CVdGCq-WY8aZ5PX0ach6/s1600/20060719-pimentas.jpg

Você sabia que elas fazem bem pra saúde? Amenizam até dor de cabeça!
Incremento de receitas e molhos, a pimenta é uma iguaria apreciada em todo o mundo, apesar de seu gosto picante característico. No Mais Você desta terça-feira (10), Ana Maria fez uma degustação de pimentas com os "chili-heads", convidados especialistas da iguaria. O assunto rendeu bons comentários e trouxe mais perguntas. Será que a pimenta é benéfica à saúde? Quais são os males? E ainda, quais são os tipos de pimenta existente e as mais ardidas? Tudo isso é respondido nesta matéria. Confira!


As mais ardidas do mundo
A ardência é calculada pela quantidade da substância capsaicina - encontrada em todas as pimentas. Atualmente a pimenta considerada a mais picante pelo livro de recordes Guinness World Records, desde novembro de 2010, é a Naga Viper - provinda de uma mistura de três espécies. A segunda mais ardente é a Infinity Chili, que ficou no mesmo posto por duas semanas. A terceira é a indiana Bhut Jolokia. A quarta pimenta mais picante é a Savina-vermelha, que manteve o posto de a mais picante pelo Guinness de 1994 a 2006 - a partir de então, a Bhut Jolokia a ultrapassou.
Prós e contras
As pimentas fazem bem e, por isso, também são alimentos funcionais. Segundo a nutricionista Daniela Azanha, algumas pimentas são ricas em vitamina A, E, C, ácido fólico, zinco e potássio, além de reduzir o colesterol ruim (LDL). "Elas também podem ser benéficas para a prevenção do câncer porque tem bioflavonóides. Ainda, a substância capsaicina oferece muitos benefícios à saúde, pois é estimulante, capaz de aliviar dores de cabeça, controla os níveis de glicose no sangue e pode auxiliar no tratamento de rinite alérgica. Outro benefício é que ajuda a combater a obesidade, devido ao estímulo que provoca no organismo a gastar calorias, através do calor que a pimenta proporciona", acrescenta.
As contraindicações, de acordo com ela, são para os indivíduos com hipertensão e problemas gastrointestinais como gastrite, úlceras e hemorróidas, pois a capsaicina age como agressor das mucosas. Além disso, essa substância em excesso pode alterar o paladar.
A nutricionista diz não haver uma recomendação específica da quantidade de ingestão de pimenta, e afirma que não há comprovações de que o excesso do consumo por pessoas saudáveis faz algum mal a saúde - ao contrário do que se pode pensar. "Apesar de não haver um estudo que comprove os malefícios do excesso da ingestão de pimenta por pessoas saudáveis, recomendo que o excesso seja evitado, uma vez que alguns casos de excesso podem desencadear problemas gastrointestinais", alerta.
Com tão pouca contraindicação, quem não tem os problemas de saúde citados pode apimentar a vida e aproveitar o calor que a iguaria provoca para continuar saudável!


Espécies e subespécies
São tantas as espécies de pimentas que mal conhecemos todas. Abaixo vão os tipos de pimentas existentes de frutos das espécies - conhecidas como Capsicum, Piper, Pimenta, entre outras.
Piper:
Pimenta-preta (Piper negrum) - Conhecida como: pimenta-redonda ou pimenta-do-reino;
Pimenta-de-são-tomé (Piper guineense);
Pimenta-longa (Piper longum).
Capsicum:
Capsicum annuum
Capsicum baccatum - Conhecida como: pimenta-dedo-de-moça, pimenta-calabresa, pimenta-cumari, chifre-de-veado e cambuci;
Capsicum frutescens;
Capsicum chinense;
Capsicum pubescens;
Pimenta-de-caiena - Variedade de C. frutescens;
Pimenta-malagueta - Conhecida como: piripíri, jindungo e malagueta;
Pimenta-murupi - Variedade de C. chinense cultivada no Brasil;
Jalapeño - Variedade de C. annuum;
Pimenta-doce - Variedade de C. annuum. Conhecida como: pimentão e pimento;
Savina-vermelha - Variedade de C. chinense;
Naga Jolokia - Provável variedade de C. chinense e C. frutescens. Conhecida como: Bhut Jolokia.
Naga Viper - Conhecida como: Infinity Chili.
Pimenta:
Pimenta-da-jamaica (Pimenta dioica)
Outras:
Pimenta síria - Mistura das especiarias pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, canela, cravo e noz-moscada moídas juntas;
Pimenta-da-áfrica (Xylopia aethiopica);
Pimenta-de-macaco (Xylopia aromática);
Aroeira (Schinus molle ou Schinus terebinthifolius);
Pimenta-de-sichuan (Zanthoxylum piperitum);
Pimenta-da-guiné (Aframomum melegueta).