“Assim como não se deve tentar curar olhos sem cabeça,
ou cabeça sem corpo, é inútil tratar o corpo sem intelecto.

Sócrates, cerca de 400 anos a. C
O principal não é só estar com o peso adequado, mas com saúde. O importante é senti-se bem, é estar satisfeito consigo, com o próprio corpo e com a imagem refletida no espelho.
O padrão alimentar, o comportamento como as pessoas lidam com a comida tem influência das emoções, dos sentimentos, ansiedade, compulsão, humor depressivo e/ou fatores psicológicos negativos.
Grande parte das pessoas “sabem” como se alimentar, como comer com qualidade e qual é a melhor quantidade, mas sente-se impotente para fazê-lo.
O que é importante fazer:
-Praticar atividade física regularmente (ajuda no funcionamento adequado do corpo e da mente);
-Alimentação equilibrada, diversificada e saudável;
-Dividir as refeições em 5 a 6 vezes ao dia;
-Beber mais ou menos 2 litros de água por dia*
-Equilibrar atividades com lazer e descanso;
-Equilíbrio emocional.
Não faça:
-Ficar em jejum;
-Deixar um intervalo grande entre uma refeição e outra, ficando muitas horas sem comer;
-Não beber água ao longo do dia;
-Beber muita água durante as refeições;
-Ingerir uma quantidade grande diária de alimentos que contenham açúcar e gordura;
-Fome (sensação negativa)
- Prazer – sensação de satisfação – Comer em excesso – culpa;
- Comportamento – pessoa come mais (tentativa de diminuir a tensão) – o corpo passa a necessitar de mais alimento – Resultado: pessoa engorda. – Evita situações e atividade – restringe contatos sociais, vergonha do próprio corpo – isolamento. – diminui atividade física.

Ganhos secundários

É possível não conseguir se livrar do excesso do peso por ter ganhos secundários com esse comportamento. 90% dos meus clientes não concordam com essa idéia na primeira vez que lhes apresento. Isso acontece, pois as pessoas se esquecem de que seus pensamentos são tão importantes quando o que acontece no mundo exterior. Nossa mente não sabe a diferença entre uma experiência vivida, imaginada ou lembrada. Existem várias pesquisas cientificas que comprovam isso. Você mesmo pode encontrá-las na Internet. Se você imagina que pode conseguir emagrecer ou imagina que não pode, de certa maneira, você estará certo.
Mas ao entender isso, todos acabam, de alguma maneira, encontrando suas respostas. Além do mais, quando se descobre quais são esses ganhos “tortos”, fica muito mais fácil alcançar a realização da sua meta. O caminho é mais curto para alcançar o peso ideal, pois você mesmo elimina aquilo que pode estar dificultando seu sucesso.
Ganhos secundários não são ganhos primários. Ninguém que quer emagrecer gosta de estar acima do peso. Mas pode receber algo, mesmo que seja pouco. Por exemplo: por estar acima do peso, evita certos encontros sociais. E pode tirar proveito disso. Ou evitar se relacionar afetivamente: “ninguém vai olhar para mim, estou enorme!”
Por meio dos ganhos secundários é possível receber mesmo que numa pequena escala algo que seja considerado bom, mas isso acontece através de um comportamento inadequado.
Vícios
Para muitos, vícios é considerado uma mania, um mau habito. É  algo que não se consegue parar. Vicio pode ser entendido como sendo um defeito no comportamento, uma imperfeição, falha, erro na ação. O fato de repetirmos mais de uma vez o mesmo comportamento pode fazer com que o corpo fique quimicamente viciado, contradizendo as necessidades psicológicas.
Dessa maneira, é possível repetir algo, mesmo que aquilo esteja, por fim, nos fazendo mal, afinal todo comportamento possui uma intenção positiva.
Isso acontece, pois as pessoas respondem as suas próprias experiências e não a realidade em si, pois o tempo já passou, mas a mente parece não perceber. Todos nós temos recursos internos para a mudança. O que ocorre, muitas vezes, é a falta de treino desse comportamento.
Para algumas pessoas o grande problema começa quando ficam acima do peso e isso muitas vezes afetar a auto-imagem, e prejudica a auto-estima.
- Auto-estima è a percepção que se tem de si próprio com relação.
- Auto-imagem é o conceito, idéia, sentimento, pensamento e percepção sobre si próprio.
É importante desvincular o ato de comer dos problemas existentes na vida, solucioná-los na medida do possível, permitirá a você mesmo aceitar um novo estilo de vida que é essencial para a perda de peso e posteriormente sua manutenção.
Existem técnicas como Coaching de Vida, hipnose Ericksoniana, Programação Neurolinguistica, atualização da Programação Neurolinguistica (Novo Código) que auxiliam o alcance para a perda de peso e principalmente para a mudança do comportamento e que orienta os pacientes para o caminho daquilo que eles desejam alcançar.
Baseado no capitulo 3 do livro “O segredo para emagrecer” – Adriana de Araujo – Editora Universo dos Livros


Retweet this post