17 Jan 2010

Da-lhe Claudinha!



Altura: 1,67 m

Peso: 59 kg
Busto: 92 cm
Cintura: 68 cm
Quadris: 91 cm

No ano passado ela apareceu em perfeita forma apenas um mês depois do nascimento do filho. Arrasou de tão linda, mas criou polêmica e curiosidade: foi plástica? Dádiva genética? Ou puro esforço? Neste ano, o corpo mais sequinho, com zero de gordura, e os músculos ainda mais definidos não deixam dúvidas do poder da musculação. Aqui, a lição de disciplina da cantora para todas nós – das mamães de primeira viagem às malhadoras de carteirinha!

A menos de um mês do Carnaval, Claudinha não para um segundo. Nos últimos meses, se apresentou em shows todo fim de semana – sexta, sábado e domingo. Para cumprir tanto compromisso, só com pique de atleta. E isso ela tem! “É muito chato subir no trio elétrico e não conseguir dar o meu melhor. Então, embora não ame malhar, preciso de preparo para cantar, dançar e pular por cinco, seis horas seguidas”, diz a cantora.

Assim como muitas de nós, Claudia, 29 anos, é do tipo que sempre torceu o nariz para a musculação. Mas aprendeu a gostar do exercício – ou melhor, do resultado que ele proporciona. “Minha personal trainer já sabe, faço tudo resmungando. Mas, quando eu acabo a série, vem aquela sensação de dever cumprido, um bem-estar danado. Sem falar que, modéstia à parte, meu índice de gordura despencou e meus músculos estão definidos como nunca”, fala, dando risada. E emenda: “As pessoas acham que por ser famosa, tudo é fácil. Mas não tem essa, não! Se quero estar bem condicionada e com o corpo bonito, sou eu que tenho que arregaçar as mangas, fazer o esforço e suar a camiseta”, diz.

Claudia se refere às críticas que recebeu logo após o nascimento de Davi, hoje prestes a completar 1 ano. Na época, a cantora tinha cerca de um mês para voltar à forma e se apresentar no Carnaval. Muito se especulou se ela havia feito cirurgia plástica para exibir a barriga chapada em tão pouco tempo. Também foi alvo de críticas por voltar à malhação em menos de duas semanas do pós-parto. “Claudia é um caso à parte: engordou apenas 11 quilos, tem ótima estrutura física e muscular e já praticava atividade física de alta intensidade. Com uma semana, liberei caminhada e exercícios de braços”, lembra Luiz Machado, ginecologista e obstetra dela. “Três semanas após dar à luz, partimos para a musculação leve com abdominais isométricos, que não demandam a flexão do tronco e, assim, preservam melhor a área dos pontos da cesárea”, diz a personal trainer Carlla Sicupira.

Foi só depois do Carnaval que ela começou a fazer o treino pesado que pratica até hoje. E parece que foi picada pelo bichinho da malhação: quer voltar a correr na areia e planeja experimentar aulas de boxe. Com toda essa energia, alguém duvida de que Claudia Leitte não dê conta?

Assim que Davi nasceu, Claudia seguiu à risca um cardápio supersaudável criado pela nutricionista Lêda Teixeira, de Salvador. O objetivo? Nutrir da melhor maneira possível mãe e filho na fase do aleitamento (e, de quebra, detonar em menos de um mês os 6 quilos que sobraram). Além de beber muita água, ela priorizou frutas, legumes e folhas frescas. Também trocou carboidrato refinado pelo integral, rico em fibras e ideal para quem sofre com o intestino preso como a cantora, e apostou na proteína magra, como a do peixe e a do frango. Hoje, quase um ano depois do nascimento do bebê, o cardápio mudou pouco. “Com o treino de hipertrofia para ganhar massa muscular, o consumo de calorias não pode ser baixo – deve ter em média 1800 por dia e contar com uma boa quantidade de proteínas para formar os músculos”, explica Lêda. Os suplementos ricos em proteína, como shakes e barrinhas proteicas, entram na rotina quando a cantora não consegue fazer uma refeição com alimentos naturais – o que não é raro já que Claudia viaja muito. Mesmo com toda a correria, a força de vontade vem sempre na frente: afinal, ela sabe que precisa comer de três em três horas, leva marmita no avião e só escorrega na dieta quando visita a avó, cozinheira de mão cheia. Aí se delicia com quiabada ou bolinho de estudante (quem tem a disciplina dela pode). Abaixo, o exemplo do cardápio de um dia de Claudia Leitte.

Cardápio

Café da manhhã

• ½ papaia ou 1 banana pequena com 1 col. (sopa) de aveia em flocos

• 1 fatia de pão integral com 1 ovo caipira mexido

• 1 suco de frutas com hortaliças (maçã com couve ou laranja com salsa)



Lanche da manhã

• 1 maçã, pera ou ameixa

• 1 pote de iogurte

• 2 castanhas-do-pará ou 1 porção de mix de frutas secas



Almoço

• 1 prato de salada colorida (alface, rúcula, tomate, cenoura, beterraba e vagem)

• 1 porção média de filé mignon grelhado

• 3 col. (sopa) de purê de mandioca (aipim) ou de mandioquinha ou de arroz integral

• 1 col. (de servir) de lentilha, feijão-andu (ou outro da sua região) ou grão-de-bico



Lanche da tarde

• 1 copo grande de vitamina de abacate batida com leite desnatado e adoçante



Jantar

• 1 prato de legumes no vapor (brócolis, couve-flor, berinjela)

• 1 filé médio de peixe assado

• 3 col. (sopa) de arroz integral



Ceia

• 1 pote de iogurte



No comments:

Post a Comment