21 Dec 2009

A dieta do dr Atkins

A Dieta do Dr. Atkins foi a precursora de ‘todas as chamadas dietas da moda’. Lançada por três vezes – 1972, 1992 e 2002 – todas com um grande apelo de marketing. Nas três ocasiões foi chamada de a “Nova Dieta Revolucionária do Dr. Atkins”, mesmo não havendo nenhum elemento novo nos relançamentos.
A dieta promete perda de peso rápida e ‘sem fome’. Promessa que sempre despertou a atenção das pessoas. O livro do Dr. Atkins já vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. “A proposta do cardiologista americano Dr. Robert Atkins é a de que deveríamos abolir todo tipo de carboidrato de nossa dieta, ou seja, pães, arroz, feijão e grãos, batatas, frutas, massas em geral, qualquer tipo de doces e a maior parte das verduras. Essa recomendação se baseia na conclusão de que os carboidratos são os responsáveis pelo ganho de peso das pessoas e que bastaria a retirada dos mesmos da dieta para alcançarmos o peso ideal”, explica a endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva, diretora-clínica do CITEN, Centro Integrado de Terapia Nutricional.
Nessa dieta não há restrição de calorias e a pessoa pode comer a quantidade que quiser dos alimentos que não sejam carboidratos, ou seja, carnes, embutidos, bacon, queijos amarelos e ovos. Ou seja, a dieta é rica em proteínas e gorduras. “Na verdade, a Dieta do Dr. Atkins emagrece muito e rapidamente. A perda de peso não ocorre pela suspensão dos carboidratos como proposto por ele e sim porque essa dieta é muito monótona e a grande quantidade de proteínas que ela possui induz à saciedade, fazendo com que as pessoas comam poucas calorias. Quem segue esta dieta não consegue comer muita carne e ovos sem arroz ou outro carboidrato. Também não consegue comer presunto e queijo, em grandes quantidades, sem pão”, afirma a endocrinologista.
Logo, a monotonia da dieta, aliada ao seu grande poder de saciedade faz com que a pessoa coma pouco. “Por outro lado, a perda de peso não dura muito tempo, as pessoas que seguem ‘a proposta revolucionária do médico’ logo voltam a ganhar peso, evidenciando a grande dificuldade de seguir uma dieta como esta”, diz Ellen Paiva. Ainda segundo a médica, a pior parte da Dieta do Dr. Atkins é o seu alto teor de colesterol e de gorduras saturadas. “Tudo o que não queremos para nossos pacientes, tudo o que há de mais contrário à idéia de saúde”, defende a especialista.
Para emagrecer com saúde
“Quando propomos uma dieta para emagrecer, não podemos esquecer os conceitos de nutrição e saúde, que devem ser levados em conta, além do desejo de emagrecer do paciente”, afirma a nutróloga Ellen Paiva. Devido à suspensão de frutas e legumes, a Dieta do Dr. Atkins é falha no que se refere a vitaminas e minerais. “E sabemos que a suplementação vitamínica não supre a falta de ingestão dos alimentos ricos nesses micronutrientes”, diz a diretora-clínica do CITEN, lembrando também que a maior perda de peso que se consegue com esta dieta é à base da eliminação de água corporal e de massa magra.
“Desde que o Dr. Atkins lançou sua dieta sem carboidratos, em 1972, ‘as dietas da moda’ viraram moda e nunca mais conseguimos tirar esse equívoco da cabeça das pessoas: a falsa idéia de que os carboidratos engordam e devem ser evitados”, afirma a endocrinologista. Hoje, ‘as dietas da moda’ são destaques na mídia, suas fórmulas são publicadas em livros que se tornam best sellers, são recomendadas por celebridades e passaram a fazer parte da vida das pessoas… Até que surja alguém ainda mais esperto e invente a próxima dieta da moda.
“Todas as ‘dietas da moda’ emagrecem. Todas têm um valor calórico muito abaixo das reais necessidades calóricas das pessoas. É esta defasagem de calorias que faz as pessoas emagrecerem, mas sem compromisso com as suas necessidades nutricionais e sem respeito às preferências alimentares de cada um”, ressalta Ellen Paiva. Na maioria das vezes, ‘as dietas da moda’ são monótonas, de sabor tão ruim que quem as segue não vê a hora de terminar ‘o regime’ para voltar a comer o que gosta. Estas características inviabilizam a manutenção do peso e não permitem que, após a perda de peso, o paciente siga se alimentando corretamente.
São necessários ainda muitos estudos científicos para avaliar a possível eficácia clínica e a segurança da Dieta do Dr. Atkins como ferramenta terapêutica na redução e manutenção de peso a longo prazo. “Para o tratamento da obesidade, ainda é seguro afirmar que dietas hipocalóricas e balanceadas que proponham uma reeducação alimentar trazem os resultados mais eficazes e duradouros”, conclui.

No comments:

Post a Comment