22 Dec 2009

Alergia alimentar

As alergias alimentares são mais comuns do que parecem. Alimentos como leite e derivados, ovo, frutos do mar e chocolates são alguns exemplos de alimentos extremamente alérgicos.
O que acontece no corpo humano é o seguinte: o alimento ingerido é visto como ameçador. O resultado é que o organismo tenta eliminar o alimento por mecanismos de defesa parecidos com o que ocorre quando há uma invasão por vírus ou bactérias.
Existem dois tipos de alergia pela ingestão de alimentos: a alimentar e a digestiva. “Na alergia alimentar, o alvo de choque pode ser qualquer um do corpo, um exemplo é quando a pessoa come camarão e espirra, ou fica cheio de urticárias. Na alergia digestiva ataca o aparelho digestivo, causando diarréia e outros sintomas”, alerta o médico nutrólogo Maximo Asinelli.
Há várias classificações das alergias, como leves, intermediárias, graves e gravissímas. “Quem possui uma alergia mais severa, deve andar sempre com a injeção, para o caso de uma injestão acidental de algum alimento. Além disso, deve abolir o que lhe causa alergia da dieta. Caso o atendimento não seja feito em tempo, o choque anafilático pode causar a morte”. Ressalta Maximo.
Os principais tratamentos para a alergia e intolerância alimentar é a substituição dos alimentos, e a procura por outros que sirva de troca.
O nutrólogo Máximo Asinelli lista uma série de alimentos que podem causar alergia alimentar.
Leite e derivados – A caseína (que constitui 80% da proteína do leite) e a lactose são as frações mais alergênicas do leite e são termo stáveis, o que significa que a fervura não diminui a alergenicidade. De preferência, usar leite com baixo teor de lactose: o de cabra ou de soja.
Ovos – Geralmente o paciente reage mais com a clara, que contém várias proteínas, como ovalbumina, conalbumina, lisosima, avidina e ovomucóide.
Oleoginosas – amendoim, castanha de caju, nozes, avelã, amendoa.
Frutos do mar – camarão, mexilhão, ostra, lagosta, lula.
Embutidos – salsicha, lingüiça, salame, presunto, mortadela.
Enlatados em geral – dê preferência aos alimentos naturais e frescos.
Derivados de coco – o coco é alérgeno forte.
Derivados de suínos – a carne de porco e seus derivados são alengênicos.
Alimentos com corantes ou aromatizantes.
Embalagens do tipo longa vida – dê preferência a alimentos em recipientes de vidro.
Cítricos – limão, abacaxi, kiwi.

Chocolate e derivados – o cacau é extremamente alergênico.

No comments:

Post a Comment