22 Dec 2009

Alimentação equilibrada aumenta massa magra!



Os músculos são formados por fibras musculares compostas de 78% de água, 20% de proteínas, 1% de carboidratos e sais minerais e gorduras, porém, menor quantidade. Para que ocorra favorável construção muscular a hidratação é primordial. Os demais nutrientes deverão vir de uma alimentação variada e sobretudo equilibrada. De nada adianta evitar os carboidratos e consumir apenas proteínas. Eles serão necessários e importantes  na construção muscular. Sem carboidratos não há músculos e as melhores fontes são pães e massas integrais.
As gorduras, em especial as vegetais,  também devem fazer parte da alimentação de todas as pessoas, praticantes ou não de musculação.  Azeite de oliva, castanhas, amêndoas são alguns exemplos de alimentos fundamentais para manter os bons níveis de colesterol.
Os sais minerais também devem entrar nesta lista, pois constituem as fibras musculares em quantidades reduzidas. Suas principais fontes são frutas e verduras. Cada  tom de cor  indica a presença, em quantidades inferiores ou não de um determinado nutriente. Vegetais verde escuros são ricos em ferro e magnésio; os amarelos em betacaroteno e etc… Por isso faz-se necessário uma alimentação bastante colorida.
Há quem treine e aposte exclusivamente nos suplementos alimentares. Entretanto, vale ressaltar que as vantagens dos alimentos sobre os suplementos são inúmeras:
  • Os alimentos possuem diversos nutrientes associados – o que geram mais facilidade de absorção;
  • Nos alimentos os nutrientes estão em equilíbrio e estes dificilmente se acumularão no organismo. Isso porque existem mecanismos fisiológicos de eliminação das quantidades excessivas -o que geralmente não ocorre com os suplementos;
  • Possuem inúmeras propriedades funcionais que protegem o organismo, como por exemplo antioxidantes, que não são encontrados nos suplementos.
Portanto não se esqueça: A alimentação é a base de tudo e ela precisar estar equilibrada e composta por todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo: carboidratos, proteínas, gorduras, frutas e verduras.
Retweet this post

No comments:

Post a Comment